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RH Sistêmico

06/04/2017

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

Postado no dia por Evelyn Arendt Tags: RH Sistêmico

Clima e cultura organizacional são importantes definições que dizem muito a respeito do funcionamento da empresa. Embora sejam temas muito confundidos, é importante explicar a diferença entre eles.

Cultura organizacional


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A Cultura organizacional é como um código de conduta que orienta os funcionários a cerca do seu modo de agir para aquela empresa, fazendo com que ele se sinta parte daquela organização, entendendo como deve se comportar.

O código de conduta nada mais é do que crenças, valores, regras morais e éticas, princípios e políticas de gestão que definem as atitudes de todos alí presente. Ou seja, a cultura organizacional é tudo o que forma os valores da empresa  serve como alicerce para eventuais mudanças, positivas ou negativas. É o foco, é o norte.

A cultura organizacional não muda de um dia para outro, pois como se trata de valores, caso ocorram mudanças, elas serão muito lentas, exigindo um tempo para elaboração e assimilação.

A empresa precisa deixar claro os seus valores a todo o capital humano, pois eles interferem na forma como as pessoas lidam com suas funções, com seus colegas de trabalho e até mesmo com os clientes.

Clima organizacional


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O clima organizacional é o que os colaboradores pensam da companhia, se ela é legal, ruim, se ela oferece oportunidades, se ela transmite segurança e confiança e se as pessoas têm orgulho de trabalharem alí. Ou seja, é o resultado de como os funcionários absorvem as práticas, as políticas, a estrutura, os processos e sistemas e, também, sua reação a todas essas condições.

Mas vale ressaltar que o clima organizacional sofre muitas mudanças por inúmeros fatores. Por ser momentâneo, é importante se atentar ao tempo em que um determinado tipo de comportamento de todo o capital humano se instalou na empresa; pessoas quietas demais, muita fofoca, sensação de desconfiança, clima “sombrio”, funcionários desmotivados ou com muitas faltas e até mesmo turnover muito alto. Estes são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em conta.

Atente-se a ambos


A cultura organizacional interfere muito no clima organizacional. E se sua empresa não está produzindo como deveria ou contém funcionários demasiadamente desmotivados, está na hora de repensar alguns conceitos. Atualmente existem pesquisas de clima organizacional que pode identificar inúmeras falhas e até mesmo, tirar a empresa de um buraco que nem mesmo os gestores imaginavam que ela estava.

 

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