18/05/2017
Home Office: bom para a empresa e para o funcionário
Postado no dia por Evelyn Arendt Tags: Geral
O mundo mudou. A forma de trabalhar também. Antigamente, trabalhar em grupo era considerado um modelo produtivo e um modelo supermoderno. Mas hoje isso já virou passado. Com a evolução da tecnologia e o crescimento dos trabalhos em home office, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, para qualquer empresa do mundo.
Algumas empresas já não possuem grandes escritórios que concentrem um alto volume de pessoas. Elas permitem que seus funcionários trabalhem remotamente de onde estiverem, sem precisar estarem estar, fisicamente, na empresa. Além de ser mais econômico para a empresa, com redução nos espaços, é também benéfico para o funcionário, que conquista mais flexibilidade e autonomia na execução dos seus projetos.
Números comprovam o aumento de pessoas trabalhando remotamente
Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade e publicados em uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo em 2015, estima-se que 32,5% da população economicamente ativa atue em home office, sendo 12 milhões de brasileiros.
Perfil de quem trabalha em home office
Evidentemente, as profissões mais lembradas de quando falamos nesse tipo de trabalho são as profissões ligadas à tecnologia, criatividade, além de empreendedores e profissionais liberais. Porém, muitas outras empresas de diversas áreas estão percebendo que manter um funcionário trabalhando remotamente também é bom e traz resultados iguais à empresa.
Vendedores e representantes comerciais são alguns dos exemplos que têm trabalhado dessa forma. Agências de publicidade, por exemplo, também são as mais conhecidas por propiciar esse tipo de trabalho.
Vantagens do home office para ambas as partes
- Para a empresa
A empresa pode economizar em infraestrutura, equipamento e mobiliário. Além disso, há melhora na qualidade de vida, aumento de felicidade e satisfação e, com isso, maior produtividade e entrega de melhores resultados.
- Para o colaborador
O colaborador tem mais flexibilidade: pode escolher o melhor horário para trabalhar, conciliando seu emprego com sua vida pessoas em horários alternativos. Ele não chegará ao trabalho estressado já cedo por causa do trânsito ou do ônibus que atrasou, pois o tempo perdido em deslocamento é um dos responsáveis pelo desgaste e estresse dos funcionários.
Exemplo, mulheres que são mães podem acompanhar seus filhos na vida escolar, sem precisar faltar ao trabalho, chegar atrasada ou compensar horas. Com o trabalho remoto, ela pode começar a trabalhar mais tarde, mas também ficará até depois do horário comercial trabalhando e prestando suporte à empresa, ou seja, fazer seu próprio horário, combinando com a empresa, evidentemente.
É preciso ter perfil para trabalhar em home office
Esse tópico é válido tanto para as empresas, mas principalmente para o funcionário. A empresa pode identificar se os profissionais têm perfil para trabalharem sozinhas. Pois há pessoas que não desenvolvem se não tiver alguém do seu lado cobrando as coisas. Por outro lado, há pessoas que funcionam melhor se puderem trabalhar em horários alternativos – aquelas que são mais ativas à tarde e à noite, por exemplo.
Dicas para trabalhar em home office
É preciso ser autônomo, com alta resiliência, disciplinado e com alta capacidade de administrar suas próprias tarefas. Mesmo sendo o trabalho em casa, não quer dizer que mereça menos atenção ou esforço. Nada de trabalhar de pijama. É preciso manter um ritual para diferenciar as atividades domésticas das empresariais.
Exemplo: acordar em um determinado horário, tomar banho ou trocar de roupa, organizar a mesa de trabalho, avisar a família que a partir daquele momento estará trabalhando normalmente, separar o tempo de cozinhar, limpar a casa, receber ligações pessoais e afins.
Conheça a si mesmo e sugira essa iniciativa em sua empresa!
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