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Saúde Profissional

03/03/2017

Ansiedade e estresse: os vilões da produtividade nas empresas

Ansiedade e estresse: os vilões da produtividade nas empresas

Postado no dia por Evelyn Arendt Tags: Saúde Profissional

O estresse e a ansiedade têm feito parte da rotina de muitos colaboradores, gestores e executivos. Metas, prazos, horários, reuniões e agenda cada vez mais apertada colaboram para que as aflições existam e atrapalhem a produtividade. No texto de hoje vamos explicar porque é importante empresa e empregado saberem lidar com ansiedade e depressão, que já são consideradas o mal do século.

“Será que vai dar certo?” “Não vai dar tempo”. “Preciso entregar o relatório até às 14h”. “Putz, tem reunião”. “Ele vai me ligar 17h55, to até vendo”. Garanto que você já se pegou pensando nisso. Pensamentos desse tipo são muito normais no dia a dia de trabalho. Porém, uma rotina que não condiz com a expectativa ou realidade do empregado, faz com que seu dia se torne uma luta sem fim. Por isso, ter uma equipe que compreenda e apoie-o, é fundamental para o sucesso da empresa.

Segundo matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, uma “pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half em 13 países revelou, em junho deste ano, que os brasileiros são os mais estressados no mercado de trabalho. Segundo o levantamento, 42% dos profissionais do país convivem frequentemente com o estresse e a ansiedade gerados pelo emprego, diante de 11% na média dos demais países. O excesso de trabalho (52%) e a falta de reconhecimento pelo desempenho (44%) foram apontados como os principais geradores de estresse e ansiedade nos colaboradores”.

Mas como lidar com isso? Até onde é papel da empresa e a partir de onde é responsabilidade do funcionário de encontrar alternativas para lidar com a situação?

 

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Perfil da Empresa x Perfil pessoal


 

É importante que o profissional faça uma autorreflexão se a carreira que ele está seguindo ou a empresa em que ele trabalha vão ao encontro do seu perfil e dos interesses pessoais. Porém, não se encaixar com a cultura da empresa, não quer dizer que ele “não nasceu para trabalhar com aquilo”, ou é um péssimo profissional. Não se identificar com o perfil da empresa é uma das coisas mais comuns na vida profissional e é necessário maturidade e coragem para aceita-lo.

 

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Não há de que se envergonhar


 

O estresse e a ansiedade atingem uma parcela muito extensa da população mundial. Novos hábitos e novas rotinas têm causado esse mal estar, porém, quando sentir que tudo isso passou dos limites e está te atrapalhando, é hora de tomar uma atitude, procurar ajuda profissional e conversar com o seu gestor para expor a situação. Se a empresa for ética e humana, vai entender que, como ser humano, qualquer pessoa está vulnerável a isso. Também é papel dela compreender o perfil de cada funcionário e respeitar seus limites. Mas se a empresa não demonstrar compaixão para com o seu problema, significa que as coisas precisam ser repensadas ou até uma atitude precisa ser tomada.


Saúde em primeiro lugar


 

Separe um tempo para você. Descanse, durma tranquilamente e faça exercícios físicos regularmente. Eles oferecem uma agradável sensação de bem-estar. A yoga, por exemplo, é uma excelente atividade que ajuda a tranquilizar corpo e mente.

Esvazie a mente. Pare de ficar ocupando a cabeça com problemas de trabalho que podem ser resolvidos posteriormente ou durante o expediente. Esse horário de descanso merece ser respeitado.

Leia um livro interessante, escute suas músicas favoritas, sorria mais, faça programas que te divirtam e tragam satisfação pessoal.

 

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