25/05/2017
4 dicas para trazer de volta a motivação dos funcionários
Postado no dia por Evelyn Arendt Tags: Comportamento
Excesso de funções, falta de reconhecimento, pressão psicológica, mudanças de expectativas na carreira, gestores ineficientes e péssimo clima organizacional são apenas alguns dos fatores que levam as pessoas a se sentirem desmotivadas no trabalho.
Se você é dono de uma empresa ou ocupa um cargo importante de gestão, deve se atentar aos sinais que seus funcionários dão de que as coisas não vão bem dentro da organização. A segunda-feira geralmente é mal recebida pela equipe; o silêncio domina. Esse é um dos sinais de que a empresa pode não estar agradando aos funcionários. Além disso, se vésperas de feriados ou fins de semana o clima muda absurdamente, significa que a relação das pessoas com o trabalho está distorcida. “Talvez seja o momento de ressignificar o conceito”, analisa Eduardo Almeida, consultor de empresas e diretor-executivo do Instituto Próspera.
Para Almeida, o fator principal que acarreta a desmotivação nos funcionários é a ausência de propósito. “É possível ter propósito dentro do trabalho e, com isso, se divertir e sentir-se realizado com aquilo que faz. Isso é possível quando se faz aquilo que se ama com excelência”.
Mas para trazer novamente a motivação, desenvolver a equipe e extrair o melhor dela, é preciso humildade e sabedoria e para identificar erros e tentar corrigi-los.
Dê feedback, não seja omisso
Poucos gestores têm competência para dar um feedback correto. O profissional que recebe um feedback adequado tem mais chances de se desenvolver dentro da empresa. “Muitos gestores preferem dar broncas, gritar ou até mesmo se omitir quando o funcionário apresenta um resultado negativo ou se comporta de forma inadequada”. O ideal é que os feedbacks sejam periódicos e proporcionem um momento de crescimento e de expor suas fraquezas e dúvidas sem ser julgado. Do contrário, o funcionário ficará ainda mais desmotivado.
Reconheça o melhor das pessoas
Não esqueça que seus funcionários, assim como você, são seres passíveis de erros e também têm problemas. Podem ficar doentes, podem ter problemas com algum familiar ou simplesmente não estar no seu melhor dia. Releve situações isoladas.
Em vez de apenas criticar, identifique pontos fortes de cada um e coloque-os em posições estratégicas. Quando uma pessoa se sente útil, ela tende a ser mais proativa e faz de tudo para melhorar seu desempenho e acaba trazendo mais resultados..
Parabenize sua equipe e estimule-os. E isso não diz respeito apenas a remuneração. Reconhecimento é uma necessidade do ser humano. Dê vouchers, um dia de folga ou outras soluções que você sente que sua equipe gostaria de receber caso alcançasse alguma meta.
Não seja controlador
Por mais que você tente, não irá conseguir controlar tudo o que acontece dentro da empresa. Por isso existem gestores e pessoas que estão ocupando cargos de sua confiança. Em vez de ficar “especulando” o que os funcionários estão fazendo, faça reuniões com os gestores. Isso é mais produtivo e ninguém vai te achar “invasivo”.
Seja um líder admirável, e não um “patrão de firma”
Os funcionários buscam em seus gestores, pessoas que possam ser seu suporte. Querem aprender, conversar e discutir melhorias. Tanto para o seu próprio crescimento profissional, quanto pela necessidade de ter alguém com quem contar.
Chefes que gritam, falam alto, desligam o telefone na cara, discriminam perguntas, falam mal de pessoas ou situações, batem a porta são seres desprezíveis em qualquer momento. Sendo assim, só estará afastando a equipe e causando discórdia na empresa. Problemas ou distúrbios pessoais não interessam a ninguém naquele momento.
Educação, respeito e mansidão são comportamentos admiráveis por qualquer pessoa em todos os momentos e em todos os lugares. Cuide com o tom de voz e com as maneiras que você pede as coisas. Com mau comportamento ninguém te verá com autoridade. Mas com respeito e educação, você será um verdadeiro e admirável líder.
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